sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DIY: Como deixar a sua t-shirt com cara de podrinha!


Você já teve vontade de ter uma daquelas t-shirts de banda ou com uma estampa legal só que com cara de antiga, podrinha, e desbotada, só que ficou com preguiça de esperar um tempão pra ela começar a desbotar com as lavagens? Bom, eu descobri um jeito bem mais fácil e rápido de desbotar suas t-shirts para deixá-las exatamente com essa cara de podrinha! Não sei se vocês vão entender muito bem o DIY, porque eu fiz as minhas meio que sem instrução, fui tentando, e uma hora deu certo. Quer dizer, nem com todas deram certo, mas vou explicar isso pra vocês mais pra baixo. Bom, vamos lá?




1. Você vai precisar de: 2 bandejas de plástico cheias de água, 1 balde com água e sabão em pó ou sabão líquido, água sanitária, luvas de cozinha, uma xícara pequena.

2. Pegue a sua camiseta que você pretende desbotar, e deixe-a úmida.



3. Coloque as luvas, e mergulhe a camiseta na primeira bandeja com água.

4. Encha a xícara pequena com água sanitária quase até o final.

 


5.  Despeje a xícara com a água sanitária na bandeja que está a camiseta (mas despeje na água, e não em cima da camiseta), e misture a água com os dedos.

6. Vá mexendo a camiseta e não saia do lugar, você tem que ficar observando, para não manchar. Você pode ir mexendo, virando, torcendo e apertando a camiseta, para a tinta sair. (só cuidado, se alguma mancha vermelha começar a aparecer, remova a camiseta imediatamente e coloque a na água com sabão). Quando você perceber que a água já está muito escura (ela deve ficar marrom, ou laranja bem escuro), retire a camiseta da bacia, remova o excesso de água, e mergulhe-a na outra bacia com água.


7. Ao mergulhar a camiseta na bacia só com água, aperte-a bastante, fazendo sair o excesso de tinta, depois torça-a, remova o excesso de água e observe: se a tinta dela saiu em boa parte, ela já deve estar mais clara, mas se não estiver, repita o processo.

8. Troque a água da bacia laranja por uma água nova. E coloque mais um pouco de água sanitária no potinho, despejando assim na bacia em que se encontra a camiseta. E repita o processo até você perceber que a camiseta já clareou.


9. Quando ela estiver no ponto certo, mergulhe-a no balde com sabão, dê uma lavada, tire o excesso da água sanitária.

10. Tire o excesso de água, e coloque para lavar (na máquina de lavar roupas ou lave à mão mesmo), e deixe secar!



1. Vocês perceberam a diferença do desbotamento entre as duas camisetas acima? Pois é, eu não sei o que aconteceu, se é a qualidade do algodão, ou algo assim, mas sei que fiz as duas do mesmo jeito, e a primeira desbotou lindamente, a da direita já ficou meio marrom. Eu imagino que seja porque a da direita tem o tecido de mais qualidade, ou seja, a tendência não é desbotar, e a água sanitária só deixará marrom alaranjado. Nas 3 camisetas que eu desbotei, eu repeti o processo 2 vezes, e só essa do 'Jack Daniels' ficou assim. Então se você repetir 2 vezes, e ver que está demorando pra desbotar, e/ou está ficando marrom ou alaranjado, pare por aí, lave e deixe secar. O meu método de desbotamento não vai ajudar, e só vai estragar sua camiseta, aí o único jeito vai ser com o tempo, lavando e re-lavando.

2. Água sanitária (cândida), é um perigo para tecidos. Sempre que for utilizá-la, coloque uma roupa antiga, para sujar, de preferência clara. Qualquer respinguinho que a água sanitária der, ela já deixa meio que instantaneamente o tecido manchado. Então muito cuidado, tire tudo que pode manchar de perto, e use luvas! E nunca deixe a água sanitária entrar diretamente em contato com a sua camiseta, sempre misture antes com água.

3. Nunca saia do recinto em que você está fazendo o desbotamento, afinal, o desbotamento acontece bem rápido, e se você sair, ela pode desbotar mais do que o desejado, e estragar sua camiseta. Sempre fique lá, observando e mexendo na camiseta.

4. Lembre-se sempre que a camiseta seca fica mais clara do que a molhada, então nunca deixe clarear MUITO enquanto molhada, porque seca ela ficará BEM mais clara!




Eaí, curtiram o DIY? Vão tentar fazer? Depois me mostrem os resultados!

21 comentários:

  1. Eu adorei, sempre quis umas t-shirts assim! Amei as que ficaram mais cinzas, ficou demais. Gostei também do corte estilo regata, ta super em alta né?
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei dmsss, vou fazer nas minhas logo logo. Tá de parabéns Jacky c:
    truquesdestyling.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei a DIY, vou com certeza vai nas minhas, hihi *-*

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Nunca pensaria em fazer isso nas minhas blusas

    www.coturnorosachoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Yay, obrigada por esse post! Finalmente consegui desbotar sem manchar!
    Ah, não sei se a sua chegou a desbotar um pouco a estampa, a minha ficou inteira, então se quiser acrescentar no post, uma forma de "apagar" um pouco a estampa é esfregar uma esponja de cozinha com acetona.

    ResponderExcluir
  6. tu podia nos dizer qual que é o tecido de cada camiseta? porque poliester e algodão acho que difere muito quando desbotar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É 100% algodão. Poliéster não sei se funciona, só faça esse processo se sua camiseta for de algodão!

      Excluir
  7. Para dar certo a camiseta precisa ser 100% algodão? Tenho uma camiseta 90% algodão e 10% elastano, será que funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, pra falar a verdade eu não sei, você teria que cortar um pedaço tipo da manga, e testar! :(

      Excluir
  8. Ei jacky, amei a dica! Estou fazendo o diy agora, porém a água nem chega a ficar laranja, ela já passa para o marrom. Além disso não percebi diferença de cor alguma! Obs: ainda está no processo, portanto úmida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está certo! se a água está ficando marrom, é porque vai desbotar e ficar cinza, se ficar laranja, é porque ela vai ficar avermelhada!!

      repita o processo até ficar desbotar do jeito q vc quer!

      Excluir
  9. Nossa muito legal eu não conhecia essa tecnica !! :)

    Faz uma visita ?
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, fica lindo! Queria muito saber como fazer isso! Mas não sabia existia um DIY pra isso! Quero fazer, mas tenho medo que dê errado. Vou fazer o que você disse nos comentários de cortar um pedaço da manga quando eu comprar a blusa. Ei, sabia que você foi indicada pela Capricho? Eu não costumo acessar lá, mas elas tavam indicando blogs bem no estilo que eu gosto, e o seu foi o que eu mais me identifiquei, então cliquei hahah. Favoritada :)
    Beijos, Ana
    Sim Senhorita

    ResponderExcluir
  11. Oi jacky!Amei a dica,com certeza vou fazer na minha blusa >< Você é linda,amo seu blog ;)

    comofazbabi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, queria saber se você acha que dá pra fazer isso com camisetas de qualquer cor (pra dar esse ar de camiseta antiguinha) ou se são só em camisetas pretas?

    ResponderExcluir
  13. Ela simplesmente desbotou mais por se tratar de um corante com outra base de pigmento, tem varias misturas de corante para se chegar até a cor preto, tecido não faz diferença! ótimo post, ;*

    ResponderExcluir
  14. Caraca, top demais... Mas o mesmo processo pode ser feito em camisetas de outras cores???

    Obrigado bjs

    ResponderExcluir
  15. Adorei o DIY! Realmente as peças ficaram com um ''ar'' bem legal!
    Beijão
    www.luizadora.com

    ResponderExcluir

Comente com carinho, não aceito comentários com xingamentos e nem só com divulgações de blogs.
Todo mundo merece um comentário legal!